O Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Saúde da População LGBT+ (NUDHES) é formado por uma equipe multidisciplinar com experiência nas áreas de saúde, ciências sociais, assistência social e direitos humanos. Desde 2014, temos trabalhado para ampliar o entendimento e a conscientização sobre questões que afetam a comunidade de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis e outras variações não-cis e não-heteronormativas de identidade de gênero e sexualidade.

Como grupo de pesquisa, o NUDHES é vinculado ao Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, e está registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Desde nosso surgimento, já desenvolvemos diversas pesquisas com parcerias nacionais e internacionais, atuação que tem permitido o fortalecimento da integração com outros grupos e redes com interesses semelhantes. Como resultado, o NUDHES é cofundador da RIGHT-Plus (Rede Ibero Americana de Estudos com Homens Gays, Homens que Fazem Sexo com Homens e Pessoas Trans), por sua vez membro da Coalition Plus.

Em 2023, demos um passo importante em nossa trajetória, transformando-nos em uma Organização da Sociedade Civil (OSC) a fim de ampliar nossa atuação para além do âmbito acadêmico, expandindo nosso impacto. Nossa missão continua a mesma: lutar pela igualdade, inclusão e dignidade de todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual e/ou identidade de gênero. O que nos une, portanto, é o compromisso de produzir conhecimentos e iniciativas que identifiquem os determinantes sociais, culturais e individuais que tornam a população LGBT+ mais vulnerabilizada, promovendo, também, educação, sensibilização e acolhimento para aquelas/es que enfrentam discriminação ou dificuldades relacionadas à sua orientação sexual e/ou identidade de gênero. Trabalhamos para que os resultados de nossas pesquisas e intervenções possam contribuir para o aprimoramento das políticas públicas vigentes, bem como para a concepção e implementação de novas.

Esperamos que a atuação do NUDHES, orientada pelo respeito à diversidade e aos direitos humanos, possa se constituir como um instrumento de ativismo e subsídio para melhorar as condições de saúde e de vida das pessoas LGBT+. Navegue pelo nosso site para conhecer nossos projetos. Juntas, juntos e juntes, podemos criar um mundo mais justo, seguro e acolhedor para a comunidade LGBT+.

Nossa Missão

valores

O NUDHES pauta suas ações pelo comprometimento com a produção coletiva de conhecimentos e práticas voltadas à promoção dos direitos humanos e à melhoria das condições de vida da população LGBT+.

Produzir coletivamente diferentes saberes e recursos para contribuir com políticas públicas, programas e ativismos que transformem condições de vida e de saúde das pessoas LGBT+

Produzir conhecimentos e realizar intervenções com o objetivo de advogar por políticas públicas e promover os direitos humanos da população LGBT+, no respeito à diversidade de gênero, sexual, racial, étnica, religiosa, cultural, e em prol da justiça ambiental,
através do vínculo construído com a comunidade.

visão

Equipe

Daniel Barros
Conselho deliberativo e comunicação

Formado em Relações Internacionais e doutor em Saúde Coletiva, atua como pesquisador em estudos voltados à saúde e aos direitos da população LGBTQIA+, com experiência em métodos mistos e abordagens comunitárias. Em paralelo, realiza pesquisa aplicada à cultura e ao audiovisual, desenvolvendo experimentações que articulam costura, imagem, memória e tecnologias analógicas e digitais.

Cíntia Spíndola
Conselho deliberativo e comunicação

Assistente social de formação e pesquisadora, atua na área da saúde mental, da saúde da mulher negra e dos direitos humanos junto à população LGBTQIA+ e a outros grupos em situação de vulnerabilidade. Desenvolve ações com foco no cuidado em rede, na escuta qualificada e na promoção do bem viver. É movida pelo afeto, que sustenta seu trabalho cotidiano.

Gustavo Saggese
Conselho executivo e comunicação

É cientista social de formação, com experiência em pesquisa qualitativa. Seu trabalho se concentra em saúde, subjetividades e vulnerabilidades de populações LGBT+, especialmente travestis e mulheres trans e homens que fazem sexo com homens, com ênfase em HIV/Aids e interseccionalidades. Ao longo de sua trajetória, já colaborou em diversos estudos nacionais e internacionais, em parceria com instituições acadêmicas e comunitárias. É carioca de nascimento e paulistano honorário. Em paralelo à sua atuação como pesquisador, é ativista climático.

Millena Wanzeller
Conselho deliberativo e comunicação

É natural de Belém do Pará, técnica em Enfermagem e graduanda em Instrumentação Cirúrgica. Atua na militância LGBT+ desde 2006, principalmente em projetos culturais, audiovisuais, editoriais e de comunicação voltados à visibilidade trans. Desde 2020, integra o NUDHES como pesquisadora em temáticas de saúde voltadas à população trans. Fora do trabalho, é apaixonada por animais, praia e natureza, espaços que recarregam suas energias.

Kátia Bassichetto
Conselho fiscal e captação

Paulistana, neta de imigrantes italianos e apaixonada pela família, escolheu ser nutricionista quando essa profissão ainda era desconhecida. Trabalhou por 33 anos na Secretaria de Saúde de São Paulo, ao mesmo tempo em que seguiu carreira acadêmica. Neste percurso, aguçou seu olhar para as desigualdades sociais. Após a aposentadoria, vinculou-se ao NUDHES, onde atua como epidemiologista. Desde 2022, tornou-se professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa.

Clair Aparecida
Conselho executivo e captação

Mulher negra, cis, periférica, psicóloga e pesquisadora. Possuo pós-graduação em Direitos Humanos e Lutas Sociais, Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica e Psicologia na Atenção Básica à Saúde. Trabalho com foco na transformação social, dedicando minha trajetória ao acolhimento e à luta por visibilidade das populações historicamente oprimidas.

Fabíola Rocha
Conselho deliberativo e comunicação

Assistente social de formação e pesquisadora. Desde 2015, desenvolve ações junto à população LGBT+, atuando nas áreas de direitos humanos, pesquisas em saúde, pesquisas clínicas e de base comunitária. Em 2017, inicia sua jornada no NUDHES. Para além da atuação profissional, encontra no afeto, na música e nas trocas cotidianas formas de cuidado e resistência, de onde retira a força para seguir construindo caminhos coletivos.

Jose Luis Gomez
Conselho executivo e captação

Jucélia Barbosa
Conselho fiscal e administração

Maria Amélia Veras
Conselho executivo e coordenação

Patricia Porchat
Conselho fiscal

Paula Carvalho
Conselho fiscal e comunicação

Pesquisadora qualitativa em Saúde Coletiva, com formação em Ciências Biológicas. Iniciou sua trajetória com pessoas vivendo com HIV e, a partir de 2014 com a temática de mulheres lésbicas e saúde reprodutiva. Desde 2018, integra o NUDHES, desenvolvendo pesquisas nacionais e internacionais sobre saúde da população LGBT+, com foco em comunidades trans. Seu trabalho se orienta pela escuta, cuidado e pelo diálogo entre pesquisa e vida cotidiana.